sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Expo Painéis Odilon Cavalcanti




Projetos Terra da PAZ (2008)

a serem patrocinados




Assunto:




O que mantém a natureza viva

Painéis cerâmicos de Odilon Cavalcanti

Evento

Mostra de painéis cerâmicos do artista plástico Odilon Cavalcanti que se apropria da técnica consagrada pelo mestre Francisco Brennand para criar em 100 m2 de painéis cerâmicos um libelo à natureza da Mata Atlântica onde vive.


Seu desejo é que estes painéis sirvam como incentivo à preservação das matas da Serra da Cantareira e como um memorial vivo àquelas matas.
“O que mantém a natureza viva” se apropria do título de uma das peças mais célebres de Bertold Brecht para lembrar as ameaças diárias a todos aqueles, que por sua proximidade com ela podem fazer a diferença através do trato diário e da interface direta com esta importantíssima reserva florestal, a maior reserva urbana de todo o planeta.
Muitos destes painéis destinam-se a conviver com trabalhadores e estudantes da região da Serra da Cantareira, levando informação e mobilização pela preservação a quem verdadeiramente lida com a mata no dia-a dia, já que serão instalados nos abrigos
de ônibus da região.
A idéia é que a informação e os conceitos que neles estão implícitos possam servir para ajudar a preservar esta região de mananciais de onde sai mais de sessenta por cento da água consumida pela megalópole paulistana.
Estes painéis usam as pedras cerâmicas como suporte para as uma poética construída de terras e esmaltes minerais queimados a altas temperaturas, o que lhes garantem longa durabilidade e possibilidade de ser assentados ao ar livre.
Alguns destes trabalhos serão apresentados ao público de São Paulo, da própria Serra em avant-premiere e diversas outras capitais do país, antes de seu destino final nestes abrigos. Trata-se de uma arte colocada a serviço de uma causa maior, causa esta para a qual a humanidade em geral e nosso país em particular vem acordando ainda de maneira pouco efetiva, já que influi - e influirá cada vez mais - na qualidade de vida de todos.

Este projeto deverá ser apresentado para aprovação pela Lei Rouanet.

Peças de divulgação

Em média 500 Convite/Postais para cada abertura de exposição
Catálogo da série com textos críticos e apresentações.
Banners externos para cada local de exposição.
Banners internos apresentando o artista e suas atividades junto ao Programa Terra da Paz
Kit imprensa para Assessoria de imprensa e comunicação, apresentando o Projeto, o Programa, com vistas a articulação para edição de um livro em capa dura contendo todas as obras desta série de painéis.
Livro (catalogo raisonné) do Projeto contextualizando-o junto ao Programa de Responsabilidade social que o gerou.




Justificativa


Nascido no seio da maior reserva de floresta urbana do planeta, em plena serra da Cantareira, o Programa Terra da Paz - focado na educação para a Paz através do exercício da arte, principalmente das artes da terra, a cerâmica e suas variantes, a pintura sobre painéis cerâmicos e o mosaico – não poderia deixar a questão ambiental de lado: aqui, mais do que na maioria de outros logradouros, a preservação ambiental de flora e fauna e principalmente a conservação de mananciais d’água configuram-se passos fundamentais no caminho da Paz.

Assim, além de criamos projeto específico de educação ambiental para crianças e jovens, o Projeto “Artes do Curupira na Terra da Paz”, acabamos por desenvolver tecnologias de educação ambiental calcadas na ampliação da sensibilização, no escopo da metodologia proposta pelo Programa, de crescimento a partir da ampliação dos sentidos e um projeto específico para a educação ambiental dos moradores da região da Serra da Cantareira através da implantação sistemática de painéis cerâmicos com esta temática, afixados nos pontos de ônibus da região (aproximadamente 100 pontos) valorizando, informando e promovendo a Mata Atlântica junto aos trabalhadores e estudantes. o:
Perenes, estes painéis vão fazer parte do dia-a-dia destas pessoas, tornando-se referência e fonte de informação ambiental prática, tanto quanto à riqueza da bio-diversidade de flora e fauna, quanto a seus aspectos jurídicos, penais, etc.
Os três primeiros pontos de ônibus e seus respectivos painéis já estão em construção, por iniciativa da CASC – associação que congrega todas as associações de moradores e de condomínios da Serra.
Outra manifestação do programa que veio acrescentar forma e conteúdo ao nosso esforço é o trabalho de fotografia ambiental criado por Malouh Gualberto, inicialmente como apoio e ilustração do Informativo Eletrônico “Tudo Azul” criado pelo Terra da Paz para promover e divulgar as atividades e os eventos do Programa.
Esta atividade, inicialmente secundária, veio assumindo, tanto valor estético, documental e artístico para o Programa, quanto para a artista, que hoje, criou moto e formato próprios, tornando-se, assim, um dos únicos registros da natureza da região em constante e progressivo crescimento.
A vertente ambiental do programa passa, assim, a ter vida e finalidade próprias, constituindo-se, atualmente, na mais presente e vibrante atividade dentro do Programa.
É com vistas à documentação, divulgação e plena realização destas atividades que o presente planejamento de eventos e atividades culturais se destina.
É ele que vai gerar recursos, meios e ordenar os passos que podem levar à ampliação dos âmbitos e conseqüências da utilização de nosso esforço para a construção de uma sociedade mais justa, mais consciente e onde a relação entre as pessoas e entre pessoas e o ambiente possam ser construídas em Paz.

Nenhum comentário: